A usabilidade é entendida como a capacidade de um objeto ser facilmente utilizado para realizar a tarefa para a qual foi projetado. Ela engloba tanto o desempenho da tarefa, quanto a satisfação do uso e a facilidade de aprendizado.
Ela é uma característica importante da interação entre um objeto e seu usuário. Tem como objetivos principais a eficácia, eficiência e satisfação do usuário.
Esse conceito costuma ser confundido com o de utilidade. Esses termos, definem o uso de uma ferramenta e a aceitabilidade de um sistema. A interface homem-máquina deve, de fato, ser adequada para seu uso.
Quando aplicada a um site a usabilidade é baseada em 5 pilares:
- A eficiência, a facilidade com que o usuário atinge seu objetivo
- A satisfação sentida pelo usuário da interface
- A facilidade de aprender descobrindo o site
- A facilidade de propriedade, armazenamento
- A confiabilidade, baixa taxa de erro
O perfil do usuário é um fator primordial para importância desses fatores. A adequação da ferramenta às necessidades do usuário ou funcionário de um empresa é o que nos esclarece melhore sobre esse conceito.
Usabilidade é diferente de Ergonomia?
A usabilidade pode ser traduzida como “ergonomia”, porém essa palavra pode ter um significado mais amplo. Ela é uma ciência que tem como o objeto o estudo do trabalho humano e suas adequações, enquanto a usabilidade é uma característica do próprio objeto.
A usabilidade também é diferente de utilidade, dois componentes da aceitabilidade de um sistema. Se este último for realmente ergonômico, será útil e utilizável.
Em poucas palavras muitas vezes um item útil pode acabar se tornando inutilizável!
Uma máquina pode ter inúmeros recursos interessantes, mas se o usuário estiver insatisfeito ou frustrado, ela não será utilizável. Por outro lado, um site pode ser utilizável sem ser útil para um determinado visitante.
Gostou desse post? Comenta aqui embaixo deixe sua opinião, aproveitando segue nossas redes sociais.