Criar senha seguras seguras nem sempre é uma tarefa fácil, porém existem algumas técnicas, que podem ser aplicadas para dificultar o acesso de pessoas mal intencionadas aos locais privados na web.
Para criar uma senha segura o ideal é criar uma senha como essa: V1esD1g1t@l. A senha tem duas letras em maiúsculo (V e D), tem letras minúsculas (e, s, g, t e l), tem número (1) e caracteres especiais (@). Viu como criar senhas seguras não é tão difícil quanto parece?
Ao criar essa senha usamos o método Leet, que é uma forma de escrita utilizando variações. Ela utiliza várias combinações de caracteres ASCII que substituem as letras do alfabeto latino, como uma espécie de criptografia.
Como criar senhas usando o Leet
- Escolha uma palavra simples ou um nome que tenha no mínimo oito letras. No exemplo acima escolhemos o nome “viesdigital”.
- Troque duas letras por símbolos que pareçam semelhantes. Nós trocamos o “a” por “@”. O resultado ficou “viesdigit@l”.
- Agora é alterar pelo menos uma letra para um número parecido. Nós optamos por trocar o “i” pelo número um: “1”. Com mais essa alteração ficou assim: “v1esd1g1t@l”.
- Inclua duas letras maiúsculas. No nosso exemplo trocamos o “v” minúsculo por “V” maiúsculo e o “d” por “D”. Chegamos à versão final: “V1esD1g1t@l”.
- Esse foi o nível básico dessa técnica se quiser você pode ousar ainda mais com outro níveis de dificuldade.
A McAffe apresentou outra dica interessante, em um artigo. Nele a empresa enfatiza a importância de nunca repetir as senhas e sugere em vez de você usar uma palavra, utilizar uma frase fácil de lembrar. Ela sugere também que se alterne símbolos, números e letras minúsculas e maiúsculas.
Então você pode usar palavras familiares e até trechos de músicas para criar suas senhas aplicando a técnica Leet.
Se você tem alguma dúvida sobre a criação de senhas seguras deixe seu comentários abaixo. 😉
Se precisar de manutenção de sites e de reforço de segurança no seu site WordPress entre em contato conosco temos o plano ideal para seu projeto.