Se você está com essa dúvida cruel entre criar um site ou ficar só com as redes sociais você veio ao lugar certo. Neste post listamos as principais diferenças e vantagens de optar por um site ou redes sociais para divulgar o seu negócio.
Você já tem um site em WordPress? Está nas redes sociais? Em algum momento, você já deve ter se deparado com a seguinte questão: site ou redes sociais? qual eu devo investir? Qual compensa mais?
Eu te entendo! E para te orientar melhor nessa decisão listamos as principais diferenças entre o site e as redes sociais e também as vantagens de cada um, continue lendo este post!
Tentamos facilitar o entendimento para que você faça a melhor escolha na divulgação do seu negócio para o mundo.
O que é um site
Vamos entender primeiramente o que é um site e uma rede social.
Um site é uma página ou uma série de páginas, que são armazenadas em um servidor (hospedagem) com um endereço especifico (domínio) que pode levar o seu nome ou da sua empresa como: www.meusite.com.br.
O seu site pode conter várias tipos de conteúdos como textos, imagens, vídeos dentre outros. O layout e as funcionalidades vão depender dos objetivos e necessidades que o seu negócio pode ter na internet.
E a rede social o que é?
As redes sociais são definidas como espaços virtuais que tem como objetivo primário, permitir a conexão de pessoas e empresas. Nelas é possível compartilhar produtos e serviços, mas também o seu dia a dia, interesses e valores.
Site ou redes sociais quais as diferenças?
Agora que você já entendeu o que são sites e redes sociais, vamos mais fundo para entender as principais diferenças.
Custos
A primeira diferença entre eles a para muitos a mais importantes e que a criação de um site pode ter custos. O WordPress é uma ferramenta gratuita porém é necessário investir em outras estruturas para manter seu site online. Esses investimentos vãos desde comprar o domínio ideal até investir em uma boa hospedagem.
Esses dois fatores são o que mantêm um site vivo na internet, Além deles, poderá precisar também de um desenvolvedor e de um designer para dar ao seu site, o layout certo com as funcionalidades corretas para o seu negócio.
Agora nas redes sociais, não é necessário pagar para estar presente neste ambiente, mas não significa que não haverá custos a longo prazo. Elas diminuíram muito o alcance dos conteúdo e na maioria dos casos é preciso pagar para impulsionar posts ou investir na divulgação de anúncios pagos se quiser atingir um público maior de usuário para gerar novos leads.
Se não tiver muita familiaridade como a rede social também precisa investir na contratação de um social media. Esse profissional será responsável por gerir suas contas de redes sociais, envolvendo uma série de tarefas, desde a criação de persona, elaboração de persona até a interação com seus usuários e a criação de relatórios.
Estabilidade
Quando abrimos uma empresa desejamos que ela gere lucros e supere a expectativa para se manter viva, saudável e funcionando.
Ao criar um site, você tem o “poder” de escolher o tempo que ele ficará no ar, o conteúdo que estará nele e principalmente não estará competindo com outros aplicativos e usuários pela atenção das pessoas. Você tem uma certa autonomia para fazer o que desejar dentro das regras é claro.
Nas redes sociais, você fica dependente da plataforma. A tendência de plataformas e mídias sociais, que tem muitos acessos por um bom tempo, até o momento que seu ciclo de vida gera uma queda e ela eventualmente se torna obsoleta. Sem contar com as instabilidades por atualizações que ocasionalmente deixam elas fora do ar.
Um exemplo é o Orkut no passado e mais atualmente, o Facebook e Snapchat, que vem reduzindo sua audiência drasticamente. As novas plataformas possuem um ciclo de atualização muito curto o que gera no empreendedor uma ânsia de ficar se atualizando a todo momento e adaptando o conteúdo para o que a plataforma entrega.
Outro problema é o controle do conteúdo que é mostrado para seus leitores. Assim de acordo com as prioridades da plataforma, perfis podem facilmente ficarem obsoletos e o conteúdo que alcançava vários usuários, perde tração e chega em apenas alguns. Isso pode afetar o seu negócio.
Vamos conferir as principais vantagens de escolher entre um site ou redes sociais.
Site ou redes sociais quais as vantagens?
Não temos dúvidas de que há diferenças entre sites e redes sociais. Porém há vantagens em utilizar tanto um como outro a favor do seu negócio.
Vantagens de ter um site
O seu site funciona como um cartão de visitas virtual e com ele é possível:
- Personalizar páginas de acordo com os objetivos e necessidades da sua marca.
- Criar inúmeras páginas para divulgar seus produtos e serviços e vendê-los.
- Publicar vários conteúdos que fortaleçam sua marca e o SEO.
- Usar técnicas de SEO para ter mais visibilidade no Google.
- Transmitir segurança, profissionalismo e confiança para as pessoas.
- Possibilidade de integração com suas redes sociais para aumentar o alcance da sua marca.
- Utilizar vários recursos para atrair seus clientes, que vão desde métodos de pagamento até a tradução do site encurtando a jornada de compra e reduzindo o tempo de atendimento.
Vantagens da rede social para divulgar o seu negócio
As suas redes sociais podem te ajudar a divulgar seus produtos e serviços e com elas, você pode:
- As redes sociais são “gratuitas”. Você não precisa investir dinheiro para estar presente neste espaço virtual.
- Você pode publicar conteúdos através de vídeos e imagens para fortalecer sua marca e divulgar seus serviços para uma base de pessoas.
- Ficar mais próximo do seu público interagindo com eles, além de ser uma ótima forma de captar clientes.
- Reúnem milhares de pessoas pesquisas mostram que as pessoas chegam a ficar 4 dias inteiros conectadas o que aumenta sua chance de alcançar um grande público.
- Se você tem um site aproveite as redes para divulgar o seu conteúdo e aumente seu alcance rapidamente.
Site ou redes sociais? Qual escolher?
Nesse post, você entender os conceitos de site e redes sociais e suas principais diferenças e vantagens. Mas e agora? Site ou redes sociais? Qual escolher?
Só você pode responder essa pergunta. O ideal é que você tire um tempo para planejar as melhores estratégias para o seu negócio e que seja sustentável a longo prazo então é necessário nortear segundo a disponibilidade.
Se for possível o indicado é que faça um bom site para receber seus clientes e também esteja nas mídias sociais. Assim, os seus produtos e serviços chegarão em mais pessoas, aumentando suas chances de gerar mais negócios.
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